Uma das grandes dúvidas é o que faz um assessor de investimento e como ele se diferencia de um gerente de banco. Neste artigo vou explicar melhor o papel e a diferença entre as duas funções.
Qual a diferença entre gerente de banco e assessor de investimentos?
Os gerentes de banco são funcionários do banco, eles atendem os clientes do banco e tem diversas funções a cumprir. Como abertura de contas e prestação de consultoria financeira, operações de crédito pessoal, recuperação de crédito, financiamentos, consórcios e investimentos. Nesse sentido, o investimento é uma parte de suas funções.
Além disso, o gerente de banco só pode distribuir os produtos que estão na própria Instituição Financeira, o que acaba sendo um leque bem menor do que o de uma corretora, por exemplo.
Já o assessor de investimentos é o especialista em investimentos. Todo o tempo do assessor é dedicado aos investimentos e a acompanhar o mercado financeiro. O assessor é um agente autônomo de investimento e credenciado à uma corretora.
A corretora por sua vez tem um leque muito maior de produtos a oferecer uma vez que pode distribuir produtos de diversos bancos, gestoras e instituições financeiras.
Sendo um agente autônomo, o assessor depende de sua própria credibilidade e trabalho para manter seus clientes e conquistar outros.
O papel do Assessor de Investimentos
O papel do assessor é colocar os interesses dos clientes em primeiro lugar. O assessor estuda tanto o mercado financeiro quanto todas as possibilidades de investimento para ajudar o investidor na escolha das melhores opções de acordo com seu perfil, momento de vida, objetivos e expectativa de rentabilidade/risco.
Quer saber mais sobre investimentos? Clique aqui e conheça nosso parceiro.
Lembre-se sempre: Antes de investir é muito importante conhecer o produto e analisar se está de acordo com sua estratégia de investimento e perfil para ter mais chances de sucesso.