Enquanto fizer isso, você vai continuar perdendo dinheiro!

0
65

Independente se você já investe há muitos anos ou se você começou a investir faz pouco tempo, provavelmente em alguma mesa de bar ou almoço de família, você já ouviu algum amigo dizendo que investiu em determinado ativo e ganhou muito dinheiro!

Ele não apenas te contou a história dele, mas deu inúmeros outros exemplos também bem-sucedidos e você vendo e ouvindo os casos, seguiu no mesmo caminho.

Mas, talvez seu resultado não tenha sido igual ao do seu amigo. Estou certa?

Investir apenas analisando a performance passada não é a melhor decisão a ser tomada. Se você tiver perdido dinheiro com isso, provavelmente você concorda comigo.

Olha o que está acontecendo com o S&P500 neste momento, o índice de ações das 500 maiores empresas americanas.

Nos últimos 3 anos, o S&P500 apresentou uma valorização média ao ano de 24%. Só em 2021 o índice rendeu quase 27%. Um excelente resultado e com isso muitas histórias de bons rendimentos para investidores alocados no índice. Diante da extraordinária performance recente, muito se falou em investir internacionalmente e especialmente nos EUA. Se você não tinha uma parcela da sua carteira em investimentos internacionais, acredito que independente do seu perfil ou tolerância a risco, pode ter decido investir pelo simples fato de que muitos têm exposição à renda variável internacional.

Mas e como está o S&P500 atualmente? Diante do cenário econômico dos EUA, de alta inflação e possível aumento de juros mais rápido do que o esperado pelo mercado, o S&P500 nas primeiras 3 semanas de 2022 apresentou uma queda de quase 8%.

Desculpa te dizer, mas se você seguiu algum conselho apenas baseado nas histórias de sucesso que ouviu, você caiu, e com certeza não foi o único a cair, em um viés comportamental chamado: Efeito manada!

Ele é um dos mais comuns, mas também um dos mais perigosos e está relacionado a imitação. Seguir o comportamento do seu grupo.

O efeito manada está relacionado à uma conduta característica nossa: o de se comportar como o seu círculo de amizade está se comportando em um determinado momento, mesmo sem avaliar todos os critérios. Isso acontece muito com investimentos.
Por que é importante conhecer e evitar esse comportamento? Como a escolha é feita com base no que os outros estão fazendo, o investidor deixa de avaliar as perspectivas futuras daquele ativo, assim como sua tolerância ao risco e se faz sentido na sua estratégia de investimentos.
Já dizia o influente economista inglês: “Você não está certo ou errado porque a maioria não concorda com você. Você está certo porque sua coleta de dados e análise estão certas.”

Quer saber mais sobre investimentos? Clique aqui e fale com nosso parceiro.

Responder