Independente se você já investe há muitos anos ou se você começou a investir faz pouco tempo, provavelmente em alguma mesa de bar ou almoço de família, você já ouviu algum amigo dizendo que investiu em determinado ativo e ganhou muito dinheiro!
Ele não apenas te contou a história dele, mas deu inúmeros outros exemplos também bem-sucedidos e você vendo e ouvindo os casos, seguiu no mesmo caminho.
Mas, talvez seu resultado não tenha sido igual ao do seu amigo. Estou certa?
Investir apenas analisando a performance passada não é a melhor decisão a ser tomada. Se você tiver perdido dinheiro com isso, provavelmente você concorda comigo.
Olha o que está acontecendo com o S&P500 neste momento, o índice de ações das 500 maiores empresas americanas.
Nos últimos 3 anos, o S&P500 apresentou uma valorização média ao ano de 24%. Só em 2021 o índice rendeu quase 27%. Um excelente resultado e com isso muitas histórias de bons rendimentos para investidores alocados no índice. Diante da extraordinária performance recente, muito se falou em investir internacionalmente e especialmente nos EUA. Se você não tinha uma parcela da sua carteira em investimentos internacionais, acredito que independente do seu perfil ou tolerância a risco, pode ter decido investir pelo simples fato de que muitos têm exposição à renda variável internacional.
Mas e como está o S&P500 atualmente? Diante do cenário econômico dos EUA, de alta inflação e possível aumento de juros mais rápido do que o esperado pelo mercado, o S&P500 nas primeiras 3 semanas de 2022 apresentou uma queda de quase 8%.
Desculpa te dizer, mas se você seguiu algum conselho apenas baseado nas histórias de sucesso que ouviu, você caiu, e com certeza não foi o único a cair, em um viés comportamental chamado: Efeito manada!
Ele é um dos mais comuns, mas também um dos mais perigosos e está relacionado a imitação. Seguir o comportamento do seu grupo.