Dividendos x JCP: Entenda a diferença!

0
93

Neste artigo vamos entender a diferença entre Dividendos e JCP (Juros sobre capital próprio), forma de remuneração ao acionista de Fundos Imobiliários, Ações.

Primeiramente, é importante entender a Lei das Sociedades Anônimas. Segundo esta leia, as empresas de capital aberto devem distribuir aos seus acionistas no mínimo 25% de seu lucro líquido em dividendos ou em juros sobre capital próprio, dependendo do estatuto de cada companhia.

Qual a diferença entre Dividendos e JCP:
  • Dividendos: São pagos com base no lucro líquido da empresa, após o pagamento do Imposto de Renda e demais contribuições por parte da mesma. Por isso, o investidor atualmente não paga alíquota de Imposto de Renda.
  • JCP: Os juros sobre o capital próprio são pagos com base no ganho de capital da empresa, antes do pagamento de tributos. Neste caso, tem incidência de alíquota de 15% de IR e é descontada direto da fonte.

Ou seja, o primeiro modo o investidor é isento de Imposto de Renda, enquanto o segundo (JCP) é tributado em 15% pela Receita Federal na data do depósito.

No entanto, isso não significa que um é melhor do que o outro.

Muitas vezes o uso de JCP é vantajoso para a empresa do ponto de vista fiscal, quando o valor pode ser considerado como despesa financeira. Com isso, a empresa reduz o lucro tributável, diminuindo o IR a ser pago.

Quer saber mais sobre investimentos? Clique aqui e fale com nosso parceiro. 

Responder